O CORTISOL é o hormônio que responde ao stress.
É produzido na glândula adrenal e o excesso, ou a redução de seus níveis sanguíneos provocam uma série de alterações no organismo humano:

1- Imunidade
2- Funções cerebrais
3- Composição corporal
4- Distúrbios do sono
5- Distúrbios na tireóide
6- Alterações na menopausa
7- Alterações na andropausa (menopausa do homem)

Vide quadro abaixo:

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ANSIEDADE E STRESS – COMO REDUZIR?

Mudanças no estilo de vida são a melhor forma para o tratamento e prevenção da ansiedade.
A alimentação equilibrada, manter distância do tabagismo e das bebidas alcoólicas, o equilíbrio entre atividade física e descanso, a descoberta de atividades físicas prazerosas como esportes, a qualidade do sono, o relacionamento harmonioso em casa e no trabalho, atividades altruístas.
Recomendações:
1- Sono profundo – Para uma boa noite de sono, precisamos de um ambiente o mais isento possível de ruídos, luminosidade e energia eletromagnética de aparelhos eletrônicos. Chás adoçados e leite quente acompanhando um bom livro, são ótimos para iniciar uma boa noite de sono.
2- Dieta sem acúçar – O açúcar e os carboidratos simples como doces e bolos produzem níveis elevados de insulina no sangue que favorece a ansiedade e depressão.
3- Pratique regularmente atividades que relaxem a mente como Meditação, Yoga, Relaxamento, Taichi-Chuan, massagens etc.
4- Pratique atividade física vigorosa e regular. Há a liberação de endorfinas, que são substâncias bioquímicas que promovem a tranqüilidade. Descubra qual o esporte que mais lhe agrada e pratique-o.
5- Socialize-se mais frequentemente e participe de atividades altruístas.
6- Corte o café, o álcool e o cigarro.
7-Medicamentos fitoterápicos – Opção alternativa.

DICAS DE RELAXAMENTO:

Relaxamento Auto-induzido (Contrair e Relaxar)

Deitar confortavelmente em decúbito dorsal (de costas sobre a superfície), em ambiente com menos ruído e luminosidade possível.
Respirar profundamente observando a respiração e o abdomem distender e relaxar, durante alguns minutos.
Imaginar um segmento corporal por vez e contraí-lo, relaxando em seguida por duas vezes.
Seqüência: Pés, panturrilhas, coxas, nádegas, abdômen, mãos/antebraços, braços/ombros/peitorais, finalizar com a face, e em seguida com todo o corpo simultaneamente.

Relaxamento Autógeno

Repetir mentalmente a sequência:
Meu braço direito está pesado, pesado, pesado, pesado e eu estou calma, tranquila, bem à vontade.
Meu braço esquerdo está pesado, pesado, pesado, pesado e eu estou calma, tranquila, bem à vontade.
Minha perna direita está pesada, pesada, pesada, pesada e eu estou calma, tranquila, bem à vontade.
Minha perna esquerda está pesada, pesada, pesada, pesada e eu estou calma, tranquila, bem à vontade.
Todo meu corpo está pesado, pesado, pesado, pesado e eu estou calma, tranquila, bem à vontade.

Meditação

Sentar em posição confortável, mas com a coluna ereta (ou deitado).
Imaginar-se em um jardim com uma natureza exuberante.
Imaginar um riacho de águas cristalinas levando em seu fluxo as tensões físicas e mentais . Sentir o corpo e a mente leves e sem tensões.
Observar a energia do verde da vegetação à volta e associar com a idéia de revitalização. Sentir o corpo e a mente repletos de vigor.
Observar a energia do azul do céu e associar com paz e equilíbrio. Sentir-se em perfeita harmonia física e mental.
Sentir a energia dourada do sol envolvendo em todas as direções e associar com a idéia de alegria e bem estar, equilíbrio e segurança inabaláveis. Observar a respiração, imaginando-se inspirando e expirando essa luz.
Realizar regularmente pela manhã e à noite.